ETNOGRAFIA VIRTUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN NA PESQUISA COM INTERNAUTAS
Resumo
Baseando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da etnografia virtual e nos conceitos bakhtinianos de dialogismo e alteridade, este texto apresenta como objetivo tecer reflexões sobre a relação entre pesquisador e sujeitos nas investigações que adotam os ambientes virtuais como campo empírico. Ao assumir uma postura que reconheça e legitima a relação dialógica e alteritária construída com internautas no processo de investigação, compreende-se o modo pelo qual todos compartilham gostos, objetivos, crenças e ideias, produzindo sentidos diversos pela necessidade de interagir com o conhecimento e a cultura. Isso trouxe contribuições para pensar o compromisso do pesquisador na relação que estabelece com o seu outro, considerando o encontro de alteridades nos ambientes virtuais.Downloads
Publicado
16-04-2013
Como Citar
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. ETNOGRAFIA VIRTUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN NA PESQUISA COM INTERNAUTAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 12 pgs., 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24330. Acesso em: 16 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.