Docência universitária e metáfora lúdica mediada pelas tecnologias digitais
Resumo
Este artigo traz no seu escopo uma reflexão acerca da docência universitária, enfocando o problema da formação pedagógica docente e do ensino marcadamente academicista face ao advento da cultura digital. Discute a dicotomia entre as dimensões pedagógica e tecnológica no ensino universitário, o uso massivamente instrumental das tecnologias e o não reconhecimento destas como dimensão reestruturadora das relações sociais, comunicacionais e, por conseguinte, pedagógicas. Como esteio traz a experiência de práticas pedagógicas, no ensino universitário, com uso de metáforas lúdicas mediado pelas tecnologias digitais, particularmente acentuando-se o uso do blog como ambiente virtual de aprendizagem e suas potencialidades pedagógicas na formação de professores. Como referencial teórico pode-se citar: CUNHA, 1998; VEIGA, 2002, 2008; PIMENTA e ANASTASIOU, 2002; NOVOA, 2002; GARCIA, 1999; ZABALZA, 2004; HUIZINGA, 2004; SILVA, 2006; SANTOS, 2012; TARDIF, 2002. Como principais resultados, apresenta a experiência educativa no contexto universitário mediado pelas tecnologias digitais, apostando nesta mediação como potencializadora de aprendizagens significativas e na formação de professores criativos, partícipes de uma outra epistemologia pedagógica apoiada em práticas contextualizadas e no compartilhamento de saberes. Palavras-chave: Docência universitária; cultura digital; metáfora lúdica; formação de professores.Downloads
Publicado
20-12-2012
Como Citar
DAVILLA, Cristina; LEAL, Luiz Antonio Batista. Docência universitária e metáfora lúdica mediada pelas tecnologias digitais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 30, p. 11 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24278. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.