FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E PORTUGAL EM FINS DO SÉCULO XIX: APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA
Resumo
Este trabalho alinha-se aos estudos da história da educação comparada, tendo como tema central a profissão docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX. Pretende apresentar e discutir similaridades e distinções em relação a aspectos formativos e condições de trabalho dos docentes primários nos dois países. Para tanto, utiliza-se da imprensa especializada que aborda tais questões: no caso brasileiro elegeu-se como fonte documental a revista O Ensino Primário (1884-1885); em Portugal, trabalhou-se com A Escola: Periódico de Pedagogia e Instrucção Primária (1884). Palavras-chave: Profissão docente - formação de professores - história da educação comparadaDownloads
Publicado
23-08-2012
Como Citar
LOPES, Sonia Castro. FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E PORTUGAL EM FINS DO SÉCULO XIX: APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 13 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24244. Acesso em: 2 maio. 2025.
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