ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PROBLEMATIZANDO AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS TENDO EM VISTA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM ESTES ALUNOS
Resumo
No presente artigo tem-se como objetivo debater a respeito das tendências pedagógicas, relacionando-as com as práticas para a educação dos alunos com altas habilidades/superdotação, tendo em vista suas contribuições e obstáculos para o desenvolvimento destes. Tal análise visa demonstrar que as práticas educacionais dos professores podem promover ações para oportunizar ou inibir o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos com altas habilidades/superdotação. Essas considerações são demonstradas através da discussão das tendências pedagógicas mais predominantes em nosso meio educacional: a pedagogia tradicional, renovada, tecnicista, libertadora e a crítico-social dos conteúdos, relacionando aos alunos com altas habilidades/superdotação.Downloads
Publicado
23-08-2012
Como Citar
FREITAS, Soraia Napoleão; NEGRINI, Tatiane; ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt; HOSDA, Carla Beatriz Kunzler. ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: PROBLEMATIZANDO AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS TENDO EM VISTA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM ESTES ALUNOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 15 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24240. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.