A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SUL DE MATO GROSSO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS (1910-1970)
Resumo
Neste estudo, analisamos um material empírico descritivo que reuniu memórias de vinte e cinco professores, que trabalharam entre 1910 e 1970 na educação sul-mato-grossense (SÁ ROSA, 1990). Nas memórias, tivemos o objetivo de captar elementos que desenham o campo da história da educação no referido estado. O referencial teórico-metodológico adotado é a teoria de Pierre Bourdieu, que nos possibilitou observar, a partir das memórias destes agentes, os “mandonismos” dos chefes políticos e as linhas da política educacional que colaborou com o expansionismo da escolarização primária no território nacional, além da criação e/ou participação desses professores em espaços educacionais que remontam as relações sociais e a história do estado de Mato Grosso do Sul.Downloads
Publicado
23-08-2012
Como Citar
PEREIRA, Jacira Helena do Valle; NISHIMOTO, Miriam Mity. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SUL DE MATO GROSSO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS (1910-1970). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 14 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24238. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.