A MATRIZ CULTURALISTA DO ENSINO UNIVERSITÁRIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. O MAGISTÉRIO DE JOAQUIM DE CARVALHO
Resumo
Resumo: Refletir sobre a escrita da História da Educação implica conhecer, também, as matrizes que a fundam e as circunstâncias em que emergiu, foi ensinada, escrita, disseminada e apropriada. Neste sentido analisaremos a forma como a História da Educação ou da Pedagogia foi equacionada ou ensinada no âmbito de cursos universitários em Portugal. Tomaremos como referência os cursos da Universidade de Coimbra, em particular a ação de Joaquim de Carvalho, e a existência da História da Educação na Faculdade de Letras do Porto. Circunscrevemos o período temporal entre1901 e a década de 1960. A primeira data assinala a criação do Curso de Habilitação para o Magistério Secundário e a docência universitária da História da Pedagogia/ Educação; a década de 60, por nela ser percetível o início de algumas alterações no ensino da disciplina e na política educativa. Palavras-Chave: 1. Ensino Universitário de História da Educação; 2. História da Pedagogia 3. Joaquim de Carvalho; 4. Escolas Normais Superiores; 5. Curso de Ciências PedagógicasDownloads
Publicado
16-08-2012
Como Citar
FELGUEIRAS, Margarida Louro. A MATRIZ CULTURALISTA DO ENSINO UNIVERSITÁRIO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. O MAGISTÉRIO DE JOAQUIM DE CARVALHO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 26 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24234. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.