CÂNDIDO MADUREIRA, O ABADE DE ARCOZELO: UMA HISTÓRIA ACERCA DOS MÉTODOS DE LEITURA E ESCRITA EM PORTUGAL (1891)
Resumo
Resumo: O relatório da viagem do professor Luiz Reis à Europa, em 1891, detaca o Alphabeto Natural de Cândido Madureira, o Abade de Arcozello. Esta constatação chamou atenção para a relação entre esse manual de leitura e a Cartilha Maternal de João de Deus. A análise do debate pedagógico na imprensa apontou para a questão da autoria. Em que medida podemos garantir a originalidade de um e de outro autor? Arcozello, reconhecido pela comunidade acadêmica de seu tempo como importante pedagogo em Portugal foi apagado pela historiografia, enquanto João de Deus que teve a originalidade de seu método questionada foi intensamente considerado pelos historiadores de Portugal. Assim, esse estudo, permitiu examinar o debate pedagógico, no século XIX, na complexa rede de relações nas quais ele se inscreveu. Palavras-Chave: Abade de Arcozello, João de Deus, Manuais de Leitura.Downloads
Publicado
16-08-2012
Como Citar
GARCIA, Inára. CÂNDIDO MADUREIRA, O ABADE DE ARCOZELO: UMA HISTÓRIA ACERCA DOS MÉTODOS DE LEITURA E ESCRITA EM PORTUGAL (1891). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 17 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24232. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.