Vadiagem, Crime e Civilização: A Casa de Detenção da Corte como espaço educativo (1880-1889)
Resumo
Este artigo tem como principal objetivo discutir como a antiga Casa de Detenção da Corte, idealizada para ser um lugar para presos correcionais, pode ser considerada como um espaço de educação para milhares de homens (livres e libertos), mulheres e crianças, que as elites imperiais consideravam pertencentes ao mundo da rua, portanto eram “vadios” em potencial. Para tanto, concentramo-nos em perceber imbricações entre educação, vadiagem e a instituição, em discursos do período imperial, sobretudo em dispositivos legais como o Código Criminal do Império e o Código de Posturas Municipais. A partir das análises do Regulamento, destinado ao bom funcionamento da instituição, percebemos tentativas de “educar” os presos, produzindo comportamentos desejáveis e incitando a produtividade a partir do trabalho nas oficinas internas. Cumpririam, assim, um papel importante na constituição de uma sociedade mais “civilizada”. Palavras-chave: Educação. Criminalidade. Prisão.Downloads
Publicado
16-08-2012
Como Citar
DE OLIVEIRA, Jailton Alves. Vadiagem, Crime e Civilização: A Casa de Detenção da Corte como espaço educativo (1880-1889). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 15 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24231. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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