Imposições, Disputas e Diversificação Curricular no Ensino de Física das Escolas Estaduais de Ponta Grossa, Paraná
Resumo
O artigo apresenta investigação sobre as mudanças curriculares ocorridas na disciplina de Física, no período de 1999 até 2004, com a implantação da Parte Diversificada (PD) nas propostas curriculares das Escolas Estaduais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. No período houve o deslocamento de parte da carga horária da Física em outras disciplinas, para compor a PD do currículo. A pesquisa é qualitativa, com informações recolhidas mediante entrevistas com gestores escolares e professores de seis escolas de Ponta Grossa. Tais informações são analisadas com o programa de análise lexical do conteúdo presente nas entrevistas. A análise das informações revela os conflitos enfrentados pelos atores escolares e mostra que as reformulações empreendidas atenderam à manutenção de carga horário dos professores, ignorando o previsto na LDB e no Projeto Político Pedagógico das escolas. A disciplinarização da PD promoveu a fragmentação curricular, comprometendo ainda mais o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Física.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
ROSSO, Ademir José; ISTSCHUK, Maria Eutemia. Imposições, Disputas e Diversificação Curricular no Ensino de Física das Escolas Estaduais de Ponta Grossa, Paraná. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 19 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24198. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.