Do Desejável e do Real: Culturas de Inclusão ou de Exclusão na Formação de Futuros Professores de Educação Física?
Resumo
Esse artigo originou-se de dissertação que investigou a formação de licenciandos com relação à Inclusão em Educação, a partir dos conceitos de culturas, políticas e práticas inclusivas. Enfocamos a questão das culturas, partindo de quatro questões direcionadas aos respondentes, sobre: a relação interpessoal entre professores e alunos; a preocupação em atender à diversidade de alunos presentes na instituição; a preocupação em remover barreiras à aprendizagem e à participação; e esforços em minimizar as discriminações. Pela análise de conteúdo, os dados mostraram discrepâncias com relação às respostas dos respondentes, apontando para a necessidade de se considerar os diferentes lugares e poderes a partir dos quais os sujeitos constroem suas culturas e práticas sobre inclusão.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA, Michele; PEREIRA DOS SANTOS, Mônica. Do Desejável e do Real: Culturas de Inclusão ou de Exclusão na Formação de Futuros Professores de Educação Física?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 24 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24197. Acesso em: 2 maio. 2025.
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