A dialética da inclusão/exclusão nas políticas educacionais para pessoas com deficiências: um balanço do governo Lula (2003-2010)
Resumo
Este artigo analisa as políticas educacionais dirigidas para pessoas com deficiência física, mental, sensorial, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades implementadas ao longo do governo Lula (2003-2010). Para tal, faz um resgate histórico das políticas elaboradas nessa direção, sobretudo a partir dos anos noventa, período de grandes reformas educacionais. Ênfase especial é dada aos documentos internacionais que influenciaram a implementação da conhecida política de “educação inclusiva” no Brasil. Em seguida, são analisados alguns documentos elaborados no governo Lula, em particular sobre a operacionalização da proposta do atendimento educacional especializado.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
PLETSCH, Marcia. A dialética da inclusão/exclusão nas políticas educacionais para pessoas com deficiências: um balanço do governo Lula (2003-2010). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 17 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24189. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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