UMA REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO, POBREZA E ACESSO AO SISTEMA EDUCACIONAL NO BRASIL RECENTE
Resumo
O artigo trata do tema da inclusão como objeto das políticas de ampliação do acesso das camadas populares, observando que isto vem ocorrendo em termos quantitativos nas últimas duas décadas, sobretudo no que tange à universalização do ensino fundamental, crescimento da rede de ensino médio e maior acesso à universidade. Mas precisa ocorrer também qualitativamente. Neste sentido, o crescimento do acesso ao sistema educacional por si só não contribuirá com a diminuição da desigualdade social, caso não seja acompanhado de outras políticas públicas que visem a melhoria das condições de educabilidade da população, uma vez que, ao mesmo tempo em que a educação é uma das condições da diminuição das mazelas sociais brasileiras, sua qualidade é diretamente impactada por estas.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
RIZO, Gabriela. UMA REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO, POBREZA E ACESSO AO SISTEMA EDUCACIONAL NO BRASIL RECENTE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 13 pgs, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24188. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.