FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CIDADANIA: PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO E ELABORAÇÃO DE VALORES E IDEAIS NORTEADORES DA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Este artigo traz reflexões sobre um processo de formação de professores voltado para o fortalecimento e valorização do trabalho docente como construtor de conhecimento e difusor dos ideais e valores dos direitos humanos, da democracia e da cidadania como eixos norteadores de toda e qualquer prática escolar, o que é um desafio de grande envergadura dadas as características históricas tanto da escola brasileira quanto da nossa sociedade. Considerando tal desafio, apresenta atividades e reflexões resultantes dos encontros, refletindo sobre processos vividos por professores e pesquisadores durante a investigação. Desenvolvemos em conjunto atividades para tornar as práticas do cotidiano escolar objeto de reflexão para os envolvidos com o ato educativo. Adotamos a pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica, trabalhando na polifonia presente no ambiente escolar. Nosso estudo aponta que uma proposta de formação de professores na perspectiva adotada pode ajudar na busca de elucidação dos desafios que a atual escola brasileira enfrenta na realização de sua função pública e promotora de cidadania.Downloads
Publicado
23-12-2010
Como Citar
FONTOURA, Helena; NOGUEIRA, Ana Paula. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CIDADANIA: PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO E ELABORAÇÃO DE VALORES E IDEAIS NORTEADORES DA PRÁTICA DOCENTE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 23, p. 18 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24135. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.