Variações sobre o "eu"
Resumo
O presente trabalho objetiva colocar em discussão algumas formas de se produzir a experiência do “eu”, indicando como as mesmas constroem diferentes maneiras de conceber a realidade. Nesse sentido, procurei, inicialmente, apresentar a concepção do “eu” nas considerações de Descartes, Kant e Freud, para, em seguida, problematizá-la como dinâmica na multiplicidade, tendo como referência teórica principal os trabalhos de Deleuze e Guattari. A partir dessa última abordagem, trago à discussão as contribuições do entendimento desse “eu” plural para os estudos nos/dos cotidianos em educação, nos quais o “eu” passa a ser abordado como emergente em redes de sujeitos e de saberes a promoverem não uma maneira de estar no mundo, mas sim de estar com um mundo. Palavras-chave: eu, multiplicidade, cotidianoDownloads
Publicado
30-04-2010
Como Citar
LOPES, Eduardo Simonini. Variações sobre o "eu". Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 13 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24110. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.