Modos de endereçamento de um curso à distância e os sentidos produzidos para eles por seus alunos
Resumo
Essa pesquisa investigou a partir da concepção do curso de graduação em Pedagogia, licenciatura da Universidade Anhanguera-UNIDERP, modalidade EAD, os modos de endereçamento do curso e os sentidos produzidos pelos alunos para ele. O estudo articulou os conceitos de modos de endereçamento, segundo Elizabeth Ellsworth e o de recepção, segundo Jésus Martin-Barbero. Os resultados mostraram que o aluno não se sente totalmente identificado pelos sistemas de representação que o curso oferece e que o professor local tem um papel de extrema relevância contribuindo, assim, para a redução dos índices de evasão do curso. A possibilidade de estudar pela modalidade EAD se caracterizou como sendo uma oportunidade, verbalizada por muitos como sendo sonhos que estavam sendo concretizados. Palavras-chave: Educação a distância. Modos de endereçamento. Recepção.Downloads
Publicado
30-04-2010
Como Citar
MOUSSATCHÉ, Simone Antaki; DE CASTRO, Monica Rabello. Modos de endereçamento de um curso à distância e os sentidos produzidos para eles por seus alunos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 16 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24103. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.