UMA NOVA RACIONALIDADE PARA O DESIGN DE CURRÍCULO DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Resumo
Este artigo relata o processo de discussão e concepção de uma matriz curricular para três habilitações do curso de Comunicação Social na Universidade do Vale do Itajaí (Univali): Jornalismo, Relações Públicas, e Publicidade e Propaganda. A matriz foi elaborada para integrar conteúdos comuns às habilitações, atualizar ementas e reduzir a duração dos cursos, sem prejudicar a formação específica, contemplando as emergentes demandas formativas e mercadológicas. Para tanto, recorremos a uma perspectiva de racionalidade sistêmica para inovar no design dos currículos para o curso. Estruturamos o artigo com uma breve introdução da proposta, seguindo com alguns indicadores de qualidade considerados hoje na área da Comunicação Social. Explicitamos brevemente como se deu o processo de elaboração das novas matrizes curriculares, bem como seus critérios básicos de organização. Além disso, apresentamos os eixos norteadores que constituem as novas matrizes e também indicamos alguns avanços que percebemos para a implementação das novas propostas ora elaboradas. Por fim, fizemos algumas considerações em torno das atuais preocupações com os processos de organização de currículos para o ensino na graduação e, em especial, nos cursos da Comunicação Social.Downloads
Publicado
30-04-2010
Como Citar
GESSER, Veronica. UMA NOVA RACIONALIDADE PARA O DESIGN DE CURRÍCULO DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 15 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24102. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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