IMAGENS DE AMÉRICA LATINA NA LITERATURA JUVENIL DA FRANÇA, NO SÉCULO 18. UM IMAGINÁRIO DO OUTRO
Resumo
No início do século XIX, obras de Geografia editadas na França apresentam à juventude estampas e textos explicativos relativos aos povos de terras longínquas: tratava-se de levar ao descobrimento os desconhecidos continentes do Ocidente. As imagens, a um só tempo recreativas e educativas, introduzem “tipos” humanos cujos atributos físicos e psicológicos serviriam como referência, ao longo de todo o século, para designar o indígena latino-americano nas publicações voltadas para os jovens leitores. Todos os textos difundidos retomariam os mesmos valores para apreender o essencial daquilo que constitui a “selvageria” dos povos do Novo Mundo: este “outro” que, embora colonizado, convertido e domesticado, permanece selvagem. Palavras-chave: Literatura juvenil, século XIX, discurso, representação, América do Sul, indígenaDownloads
Publicado
03-05-2010
Como Citar
BOYER-VIDAL, Marie-Françoise. IMAGENS DE AMÉRICA LATINA NA LITERATURA JUVENIL DA FRANÇA, NO SÉCULO 18. UM IMAGINÁRIO DO OUTRO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 14 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24100. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.