A história das formas da disciplina escolar e a questão das fontes
Resumo
O objetivo deste estudo consagrado às formas disciplinares escolares consiste em interrogar a história e permitir a emergência das questões e respostas susceptíveis de interessarem aos problemas escolares na alvorada deste século XXI. Ele igualmente visa oferecer novos esclarecimentos no tocante às representações da sociedade atual que relegou a disciplina à categoria das práticas obsoletas e antieducativas dos seus pais. A abordagem histórica abre novas perspectivas ao tratar a evolução das “formas disciplinares” paralelamente à lenta elaboração do ensino secundário. Dessarte, ela apresenta a complexidade das filiações e rupturas entre os modelos educacionais e as influências das forças políticas e culturais. Deste modo, ela se apóia na “literatura cinza” constituída pelo discurso oficialmente prescrito, muito amiúde em decalagem em relação a um conjunto de práticas reveladas pelas pesquisas, pelos relatórios, pela imprensa, por todo um conjunto de fontes arquivísticas. Ela convida a sair do silêncio tabu que envolve as práticas educacionais, evidenciando o peso das contradições, das resistências, do controle e da regulamentação social aos quais elas estão submetidas. Neste sentido, este estudo inscreve-se no atual debate sobre a escola e as atuais missões do sistema educacional. Com inédita pertinência, o estudo do discurso oficial do século XIX permanece indispensável para a inteligibilidade dos problemas educacionais contemporâneos, assim como dos processos históricos que lhes engendram. Palavras-chave: História – França séculos XII-XIX – Educação – Formas Disciplinares – EvoluçãoDownloads
Publicado
01-05-2010
Como Citar
TSCHIRHART, Annie. A história das formas da disciplina escolar e a questão das fontes. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 12 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24098. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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