O colonizado vai à escola do colonizador: reflexões sobre as imagens em um livro didático da escola colonial francesa na Argélia
Resumo
Neste artigo as autoras analisam um conjunto de imagens/gravuras do livro didático La lecture liée au langage, material produzido para a escola colonial francesa na Argélia, na década de 50, no período pré-independência. A leitura da obra concentra-se não só nas imagens, mas no diálogo entre as imagens e os textos, pressupondo que em um livro didático exista uma dinâmica de complementariedade entre esses dois tipos de tecnologia. Com este estudo as autoras discutem a lógica do processo colonial, tendo como locus imagens e textos presentes em livros didáticos, procurando entender como o ensino da língua engendra um determinado ponto de vista sobre a cultura do “outro” e a imposição de valores e de identidades. Palavras-chave: currículo, colonização, educação e imagem, estudos culturais.Downloads
Publicado
30-04-2010
Como Citar
PASSOS, Mailsa Carla. O colonizado vai à escola do colonizador: reflexões sobre as imagens em um livro didático da escola colonial francesa na Argélia. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 10 pgs, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24093. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.