ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DA LITERATURA DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO
Resumo
O presente artigo trata-se de uma revisão de literatura sobre a presença e a ausência das crianças nos estudos antropológicos. As crianças na Antropologia, desde as abordagens clássicas até muito recentemente, só foram incluídas em alguns trabalhos e, raramente como categoria central na condução das investigações e análises. Historicamente, no campo da Antropologia a criança foi marginalizada não sendo considerada um tema importante e nem relevante para se realizar pesquisas e análises. Inicialmente, a revisão na literatura privilegia as abordagens antropológicas clássicas da escola de Cultura e Personalidade e os Estudos sobre Socialização, os estudos sobre a cognição, o raciocínio e a aquisição da linguagem, e por fim os estudos da Antropologia Indígena e a corporalidade. Palavras-chave: infância; antropologia da criança; corporalidade.Downloads
Publicado
30-12-2009
Como Citar
BUSS-SIMÃO, Márcia. ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DA LITERATURA DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 16 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24077. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.