NO MEIO DA RUA, DA INFÂNCIA AO MUNDO: CONTATO, REDES E TROCAS
Resumo
Com uma discussão elaborada a partir do campo de estudo da pedagogia da imagem, este artigo pretende realizar uma análise do filme No meio da rua, apontando para um conjunto de questões referidas à infância, ao mundo e ao território, através da amizade entre os personagens Leonardo e Kiko, que vincula os lugares da classe média alta e da favela em uma mesma rede de experiências. Amparado nas teorizações de Karl Marx e Milton Santos a respeito da mundialização e da globalização, será desenvolvida uma crítica dos agenciamentos de acumulação capitalista que operam sobre a infância. Mas, sobretudo, observando os resultados dos processos de contato, empréstimos e hibridizações culturais característicos do capitalismo avançado, pretende-se sublinhar também as capacidades infantis de produzir desarranjos nas práticas de localização identitária pretendidas pelo poder. Palavras-chave: Pedagogia da Imagem – Infância – TerritórioDownloads
Publicado
30-12-2009
Como Citar
BERINO, Aristóteles de Paula. NO MEIO DA RUA, DA INFÂNCIA AO MUNDO: CONTATO, REDES E TROCAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 16 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24076. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Em Pauta
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