CRIANÇAS E SEUS BRINQUEDOS: OUTRAS IMAGENS
Resumo
Este artigo busca utilizar-se de fotografias e das lembranças por elas evocadas para provocar uma reflexão sobre os conceitos que temos de criança e seus brinquedos, recuperando-os, embora bastante debatidos, mas não desgastados ou concluídos. É nossa intenção renovar nossos olhares e saberes sobre antigas questões, mas nem sempre finalizadas, permitindo atualizar as discussões, questionando as práticas produzidas. Para tal, iniciamos apresentando algumas concepções sobre o brincar e suas funções. Em seguida resgatamos a história do brinquedo no Brasil e as influências sofridas. Por fim, nos propomos a chamar a atenção sobre o brinquedo como objeto em construção e da brincadeira como necessária à imaginação. Ao entrelaçarmos as fotografias ao texto tínhamos como objetivo tentar produzir um novo modo de olhar o comum, lembrar o antigo, resgatar nossa infância, repensando aquilo que aparentemente já se encontrava posto.Downloads
Publicado
30-06-2009
Como Citar
MÜLLER, Tania Mara Pedroso. CRIANÇAS E SEUS BRINQUEDOS: OUTRAS IMAGENS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 8 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24064. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.