A AFETIVIDADE COMO FATOR DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Sandra Maria Nascimento de Mattos UCP

Resumo

Pretendemos, com este artigo, discutir o processo de inclusão/exclusão escolar a partir da perspectiva afetiva, em um processo dialético entre educador e educandos. Entendendo que a inclusão escolar não se restringe à visão multifacetada da deficiência, buscamos mostrar a necessidade de discutir a respeito das diferenças, entendida como a singularidade de cada um. Queremos, ainda, mostrar a importância e a necessidade da afetividade para aprendizagem. A afetividade é um fator importante no relacionamento educador/educandos. Esse relacionamento afetivo é imprescindível para o desenvolvimento da inteligência e, por conseqüência, da aprendizagem. Por conseguinte, a afetividade é um fator de inclusão/exclusão escolar. Palavras-chave: afetividade; inclusão escolar; aprendizagem

Publicado

14-01-2009

Como Citar

DE MATTOS, Sandra Maria Nascimento. A AFETIVIDADE COMO FATOR DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 10 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24043. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua