REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O “PROFESSOR INCLUSIVO”: COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO.
Resumo
RESUMO: Este artigo objetiva analisar as Representações Sociais do “professor inclusivo”, expressas por estudantes universitários de licenciaturas de uma universidade federal, no Rio de Janeiro. Trata-se de pesquisa qualitativa que busca aprofundar a análise de respostas tratadas em questionário desenvolvido em pesquisa anterior. Foram analisadas 1904 palavras/expressões associadas às características do professor inclusivo. O núcleo central da imagem atribuída ao professor nos remete à idéia de cuidado e, principalmente, traduz representações hegemônicas acerca do papel do professor em sua prática profissional. O cuidado também ancora a idéia de que inclusão é tarefa exclusiva do professor, mascarando aspectos relevantes a serem considerados ao pensarmos a inclusão como processo. PALAVRAS-CHAVE: Inclusão em Educação, Políticas de Formação de Professores, Representações Sociais.Downloads
Publicado
14-01-2009
Como Citar
DOS SANTOS, Mônica Pereira; DA SILVA, Kátia Regina Xavier. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O “PROFESSOR INCLUSIVO”: COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 15 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24040. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Em Pauta
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