FORMAÇÃO CONTINUADA: DECISÃO INSTITUCIONAL OU ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA?
Palavras-chave:
Formação continuada de professores, políticas e planejamento educacional.Resumo
A formação continuada de professores tem gerado novos desafios para as redes públicas de educação e para as universidades. A estas últimas cabe consolidar projetos os mais diversos de formação de quadros para o setor educacional que respondam às necessidades da sociedade. Às redes públicas cabe oferecer, entre outros aspectos, condições para a realização pessoal e profissional de seus professores. Contribuindo para o estudo desse tema, são relatados os resultados preliminares da pesquisa realizada junto aos professores da rede pública do Município de Duque de Caxias os quais indicam que a formação continuada não pode ser concebida como um meio de acumulação de conhecimentos e técnicas, mas deve ter como referência um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas e de reconstrução permanente da identidade pessoal e profissional dos professores, com a qual eles possam ser reconhecidos em seus processos de construção de autonomia profissional.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
DOS SANTOS, Sonia Regina Mendes. FORMAÇÃO CONTINUADA: DECISÃO INSTITUCIONAL OU ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8-9, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23946. Acesso em: 3 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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