CRIANÇAS CATADORAS E SEUS SABERES: QUANDO O CONTEXTO É O LIXO
Palavras-chave:
Crianças, saberes, lixo.Resumo
Este trabalho visa discutir os saberes das crianças brasileiras, que vivem e trabalham em um vazadouro de lixo na periferia de uma cidade no Rio de Janeiro. Entendendo o contexto social brasileiro mais amplo como uma cultura que resguarda relações pós-coloniais, o trabalho pretende trazer os saberes e as lógicas daqueles que são excluídos dos direitos sociais. Revelam-nos a capacidade humana de criar e se desenvolver em situações de extrema penúria, num contexto onde a miséria e a morte rondam os sujeitos a cada dia. Este trabalho busca compreender as formas de pensar e de conhecer dos povos colonizados, que ainda hoje lutam pela sobrevivência por entre os excessos das formas de existir dos povos ditos civilizados.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
MELLO, Marisol Barenco de. CRIANÇAS CATADORAS E SEUS SABERES: QUANDO O CONTEXTO É O LIXO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8-9, p. 10 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23945. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.