A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E A REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
Palavras-chave:
Formação de professores, reforma da formação de professores, noção de competências.Resumo
A reforma da formação dos professores da educação básica, que vem sendo implementada pelo Estado brasileiro, desde o final da década de 1990, imprime uma nova lógica aos processos formativos, em especial pela centralidade atribuída à noção de competências. Esta noção, cuja origem empresarial já foi evidenciada em diversos estudos, não orienta apenas os currículos de formação, mas tende tornar-se importante instrumento de gestão do magistério, com repercussões em termos de remuneração, carreira e formação continuada. Para além das intenções declaradas, o projeto de profissionalização proposto visa construir um novo tipo de professor, com capacidades subjetivas consoantes àquelas demandadas, pelas novas formas de sociabilidade, que caracterizam as sociedades capitalistas contemporâneas.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
CAMPOS, Roselane Fátima. A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E A REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8-9, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23941. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.