O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO JUVENIL: PROJETO, PRÁTICAS E CRÍTICAS
Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, ensino fundamental de jovens e adultos, política educacionalResumo
Focalizamos, neste estudo, o Programa de Educação Juvenil (PEJ) da Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro (Smerj). Ao longo do texto, reconstruímos a trajetória do PEJ e descrevemos suas características atuais. Nosso interesse pelo estudo do PEJ decorre, basicamente, de sua permanência e expansão ao longo do tempo e da faixa etária dos alunos priorizada pelo programa. No entrecruzamento desses dois aspectos delineia-se uma das principais tensões do PEJ: a positiva adesão municipal ao preceito estabelecido, na nova LDB, em relação à oferta gratuita de ensino fundamental para todos os que não tiveram acesso na idade própria, vis a vis a restritiva focalização do programa no aluno jovem.Downloads
Publicado
06-09-2007
Como Citar
CHAGAS, Marcos; BONAMINO, Alicia. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO JUVENIL: PROJETO, PRÁTICAS E CRÍTICAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 8 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23929. Acesso em: 7 fev. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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