CULTURAS ESCOLARES Y REFORMAS (SOBRE LA NATURALEZA HISTÓRICA DE LOS SISTEMAS E INSTITUCIONES EDUCATIVAS)
Palavras-chave:
culturas escolares, reformas educativas, dirección escolar.Resumo
As reações entre culturas escolares, reformas e mudanças educativas constituem o tema central do texto. Na primei-ra parte são analisadas essas relações a partir de uma perspectiva geral, procura-se estabelecer uma tipologia das mudanças educativas e aborda-se a contraposição e enfrentamento entre a cultura escolar dos reformadores e ges-tores da educação e a dos professores. Na segunda parte, examina-se a evolução, na Espanha, dos distintos mode-los de direção escolar a fim de mostrar como o atual modelo híbrido é resultado da superposição e combinação de quatro modelos diferentes. Com este modelo se expõe a natureza radicalmente histórica – mescla de tradições e mudanças – das instituições docentes e do sistema educativo.Downloads
Publicado
08-08-2007
Como Citar
VIÑAO, Antonio. CULTURAS ESCOLARES Y REFORMAS (SOBRE LA NATURALEZA HISTÓRICA DE LOS SISTEMAS E INSTITUCIONES EDUCATIVAS). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 25 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23855. Acesso em: 25 jan. 2025.
Edição
Seção
Elos
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