OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES: O IMPACTO DE UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Palavras-chave:
padrões de representação, professores, mudança curricular.Resumo
Considerou-se neste estudo, resultado de trabalho de defesa de tese aprovada pela PUC/Rio em 1998, que as escolas são contextos onde representações vão sendo formadas, construídas em interação com as condições materiais, culturais e ideológicas de um dado contexto em um determinado momento. Procurou-se compreender os padrões de representação dos professores de 140 escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro sobre a proposta de mudança curricular realizada no período de 1993 a 1996. Realizou-se uma análise de conteúdo sobre os textos produzidos pelas escolas durante a discussão da mesma. Pode-se observar uma notável semelhança entre os padrões de representação das escolas de acordo com o modo como se implicam com a proposta.Downloads
Publicado
08-08-2007
Como Citar
LOCATELLI, Iza. OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES: O IMPACTO DE UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23847. Acesso em: 25 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.