SOCIEDADE PORTUGUESA EM REVISTA: O MÉTODO DA ESCOLA E A ESCOLA COMO MÉTODO NO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
instrução pública em Portugal, educação no século XIX, métodos e técnicas de ensinoResumo
Este trabalho discorre sobre o debate pedagógico português acerca da educação particularmente no que toca à organização e difusão da instrução pública em Portugal de meados do século XIX. Havia, a partir dos anos 50, uma intensificação da discussão sobre os métodos e as técnicas de ensino, o que se expressava por inúmeros registros, desde artigos e periódicos da época até as recomendações dos inspetores escolares. Propunha-se modernizar e padronizar física e simbolicamente a sala de aula. Enfim, os contemporâneos exigiam inovações, com vistas à eficácia social da instituição escolar. De alguma maneira, criava-se ali, paulatinamente, na especificidade da formação social portuguesa, as raízes da escola universal que teria caracterizado a modernidade ocidental.Downloads
Publicado
02-08-2007
Como Citar
BOTO, Carlota. SOCIEDADE PORTUGUESA EM REVISTA: O MÉTODO DA ESCOLA E A ESCOLA COMO MÉTODO NO SÉCULO XIX. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 18 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23828. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Elos
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