O direito é um outro mundo
Palabras clave:
Qualificação jurídica, Construtivismo jurídico, Doutrina.Resumen
https://doi.org/10.1590/2179-8966/2024/82142
Os objetos fornecidos pelo mundo são retrabalhados pelos juristas para serem ajustados em seu universo. Essa operação, chamada de qualificação, repousa sobre um distanciamento entre o objeto originário e seu duplo jurídico, coerente do ponto de vista do sistema, sem grande vínculo com a natureza do objeto. Ademais, o mesmo objeto é suscetível às diversas qualificações, de acordo com o ramo do direito no qual é inserido. Assim, um animal, bem móvel da ótica do direito civil, poderá se tornar objeto de uma imobilização no sentido do direito tributário, e o direito penal ou o direito do meio ambiente reconhecerão sua qualidade de ser sensível. A doutrina, muito apegada às diversas disciplinas, acentua essa tendência, a ponto de uma mesma decisão judicial poder ser aprovada segundo a lógica dos critérios de uma disciplina, enquanto é recusada por outra. Essas diferenças, autorizadas pela flexibilidade do sistema jurídico, resulta em uma crise das categorias quando elas se tornam demasiadamente importantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Benjamim Brum Neto (Tradutor/a); Marie-Angèle Hermitte (Autor/a)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los textos son de exclusiva responsabilidad de sus autores.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista Derecho y Práxis, siempre que citada la fuente.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Asignación-Sin Derivaciones.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier fin, aunque sea comercial, desde que citada la autoría original.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.