Resiliência e Empoderamento nas Margens do Capitalismo

um Estudo sobre a Economia Familiar Brasileira a partir do Documentário Estou me guardando para quando o Carnaval chegar

Autores

  • Sebastião Felipe Lucena Pessoa Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
  • Renato Bernardi Universidade de Marília (UNIMAR)

Palavras-chave:

Desenvolvimento socioeconômico, Economia familiar, Empoderamento, Resiliência

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/87447 

A resiliência e o empoderamento são dois construtos muito significativos que podem ajudar a entender a situação econômica em que as famílias brasileiras operam, especialmente na situação de crise e disparidades sistêmicas. O objetivo deste trabalho é, portanto, entender como esses construtos surgem na economia doméstica brasileira, tomando como caso o documentário Estou me guardando para quando o Carnaval chegar. Usando uma abordagem qualitativa e dedutiva, tentamos desvendar as estratégias de resiliência e os mecanismos de empoderamento que surgem ao longo do cotidiano das famílias. De fato, os resultados indicam que as famílias estão se envolvendo em práticas inovadoras e colaborativas como uma estratégia para superar adversidades e, consequentemente, aumentar seu próprio empoderamento. A ênfase final é o destaque à necessidade políticas públicas que incentivam o desenvolvimento socioeconômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Felipe Lucena Pessoa, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

Doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Mestre em Direito pela Universidade de Marília (Unimar-SP). Especialista em Direito Público e em Gestão, Governança e Setor Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Teresina (Bolsista integral Prouni). Advogado e Chefe de Gabinete do Prefeito do município de Tuntum-MA. E-mail: felipeepessoa@yahoo.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-1305-8169.

Renato Bernardi, Universidade de Marília (UNIMAR)

Pós-doutor no CESEG (Centro de Estudios de Seguridad) da Universidad de Santiago de Compostela, Espanha. Doutor em Direito do Estado (subárea Direito Tributário) - PUC-SP. Mestre em Direito Constitucional - ITE-Bauru. Professor efetivo dos cursos de Bacharelado em Direito e do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas - Mestrado e Doutorado do CCSA, Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Professor Convidado do PPGD da Universidade de Marília - UNIMAR. Procurador do Estado de São Paulo desde 1994. E-mail: bernardi@unimar.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5938-5545.94.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

Lucena Pessoa, S. F., & Bernardi, R. (2025). Resiliência e Empoderamento nas Margens do Capitalismo: um Estudo sobre a Economia Familiar Brasileira a partir do Documentário Estou me guardando para quando o Carnaval chegar. Revista Direito E Práxis, 16(4), 1–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/87447

Edição

Seção

Artigos inéditos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.