Uma Carta Aberta para Arnold Harberger e Milton Friedman sobre o Chile

Autores

Palavras-chave:

Ditadura Chilena, Neoliberalismo, Genocídio Econômico

Resumo

Na carta, Gunder Frank analisa detalhadamente, no calor dos acontecimentos, as consequências imediatas das políticas implementadas pela Junta Militar chilena, que ascendeu ao poder após o golpe contra o governo de Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973. Sob os auspícios e a participação direta e decisiva da Escola de Chicago, por meio da atuação de figuras como Arnold Harberger e Milton Friedman, os destinatários da carta, e de seus discípulos, os “Chicago Boys”, Gunder Frank descreve essa experiência histórica fundante do neoliberalismo como um processo de genocídio econômico. Sob a defesa do “livre mercado”, tal processo teria articulado vastas privatizações, reprimarização econômica, forte concentração e centralização de capitais, sobretudo em mãos estrangeiras, destruição de estruturas e políticas sociais protetivas, acelerada distribuição de renda em favor do capital, superexploração do trabalho, tudo isso franqueado por grande violência contra a população trabalhadora e as forças políticas dissidentes, incluindo assassinatos, prisões e torturas em larga escala, entre tantas outras modalidade de terrorismo de Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Moura de Cavalcanti Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Economia, Mestre e Doutor em Sociologia e Pós-Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Pesquisador do CNPq.

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Pereira Braga, H., & Moura de Cavalcanti Mello, G. (2024). Uma Carta Aberta para Arnold Harberger e Milton Friedman sobre o Chile . Revista Direito E Práxis, 15(4), 1–32. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/84154