A reescrita de decisões judiciais como deslizamento de sentidos

Da análise do discurso à literatura

Autores

Palavras-chave:

Feminismos, Análise do Discurso, Literatura, Decisão Judicial

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79099

O presente artigo analisa a potencialidade do projeto de Reescrita de Decisões Judiciais com Perspectivas Feministas a partir da análise do discurso e da linguagem da literatura. Entende a decisão judicial como repetição de sentidos autorizados por uma formação discursiva dominante no Poder Judiciário, ao passo em que as reescritas com perspectivas feministas têm a potencialidade de deslizar sentidos e apontar para sentidos alocados na dobradura da memória por serem interditados pela matriz discursiva hegemônica. O trabalho também reflete sobre o silêncio no processo de paráfrase da matriz discursiva e indaga se haveria uma linguagem capaz de transpassar a formação discursiva dominante. A literatura de mulheres se apresenta como linguagem capaz de indicar sentidos memoráveis, na medida em que compartilha narrativas de sujeitos subalternizados e desestabiliza a conformação tradicional sobre o que pode ou não ser dito. 

Palavras-chave: Feminismos; Análise do Discurso; Literatura; Decisão Judicial.

Biografia do Autor

Vanessa Dorneles Schinke, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Tem pós-doutorado pelo Departamento de Sociologia da UFRGS. Professora Adjunta de Direito Penal e Processo Penal no Curso de Direito da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Ciências Criminais (PUCRS), Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora associada à Rede de Pesquisa Empírica em Direito, ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atua em pesquisas sobre o funcionamento do sistema de justiça criminal, criminologias feministas e regimes autoritários. E-mail: vanessa.schinke@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6988-740X.

Daniela Severo de Souza Scheifler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Teoria, Crítica e Comparatismo (UFRGS). Mestre em Literatura Pós-Colonialismo e Identidades (UFRGS). Licenciada em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UFRGS). Graduanda em Língua e Literatura Italiana (UFRGS). Estudou Lettere Italianistica Università del Piemonte Amedeo Avogrado/Italia. Professora de Italiano do Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE/UFRGS) e da Scuola Villa Italia em Porto Alegre. E-mail: danischeifler@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1233-3940.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Schinke, V. D., & Severo de Souza Scheifler, D. (2023). A reescrita de decisões judiciais como deslizamento de sentidos: Da análise do discurso à literatura. Revista Direito E Práxis, 14(4), 2664–2687. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79099