A análise de conteúdo como técnica para a análise jurídico-institucional de políticas públicas

Autores

Palavras-chave:

Direito e Políticas Públicas (DPP), Análise de conteúdo, Modelo de análise jurídico-institucional

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2024/73281

O objetivo deste artigo é propor um modelo que contribua para a análise jurídico-institucional de políticas públicas, à luz da abordagem Direito e Políticas Públicas (DPP). Por meio de pesquisas bibliográficas, propõe-se responder ao seguinte problema de pesquisa: a aplicação das técnicas de análise de conteúdo, com suporte nas categorias analíticas propostas por Laurence Bardin (Bardin, 2020), pode contribuir para o desenvolvimento de procedimentos generalizáveis de pesquisa que possibilitem a análise jurídica de políticas públicas nos planos macro, meso e microinstitucional do governo (Bucci, 2021)? A hipótese é a de que as técnicas de análise de conteúdo são ferramentas promissoras para a investigação das contribuições do direito para as políticas públicas e para a aferição do grau de institucionalidade jurídica da ação governamental com base nos papéis desempenhados pelo direito no âmbito da ação governamental (Coutinho, 2013). A análise de conteúdo como técnica para a análise jurídico-institucional de políticas públicas, além de original, é um modelo de fácil aplicação prática e bastante útil aos seus propósitos. Conclui-se que o modelo de análise jurídico-institucional proposto tem o potencial de oferecer procedimentos generalizáveis de pesquisa e de contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Palavras-chave: Direito e Políticas Públicas (DPP); Análise de conteúdo; Modelo de análise jurídico-institucional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Rangell Mendes Rios Pereira, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). É advogado e Procurador Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Bruno Amaral Machado, Centro Universitário de Brasília (CEUB)

Professor da graduação e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito do Uniceub. Professor da FESMPDFT (Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios). Professor colaborador da Escola Superior do MPU (Ministério Público da União) e do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público). Pesquisador associado do Nevis (Núcleo de Estudos da Violência - Departamento de Sociologia da Unb). Master Europeu Sistema Penal e Problemas Sociais e Doutor em Direito (especialidade Sociologia Jurídico-penal) pela Universidade de Barcelona. Estágio de pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, com estâncias de pesquisa em Fordham e John Jay, em 2011. Entre 2007 e 2012 foi professor do Programa de Doutorado em Ciências Penais da Universidade de San Carlos (Guatemala). Entre 2010 e 2011 foi membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público. Procurador de Justiça do MPDFT (1993). Tem experiência nas seguintes áreas: história do pensamento criminológico, teoria criminológica, teoria sistêmica, teoria organizacional aplicada ao sistema de justiça, história do direito penal, sociologia do direito, sociologia do campo jurídico-penal, metodologia e técnicas de pesquisa sócio-jurídica e política criminal.

Downloads

Publicado

2024-07-20

Como Citar

Pereira, P. R. M. R., & Machado, B. A. (2024). A análise de conteúdo como técnica para a análise jurídico-institucional de políticas públicas. Revista Direito E Práxis. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/73281

Edição

Seção

Artigos inéditos