Programa de Formação para Desenvolvimento Socioemocional na Educação Infantil: Avaliação das Professoras
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2022.69874Keywords:
habilidades sociais, formação de professores, pré-escolaresAbstract
A busca por estratégias de intervenção em habilidades sociais na Educação Infantil que sejam eficazes, viáveis, parcimoniosas e com aceitabilidade pelos educadores constitui um problema de pesquisa. Esforços nessa direção podem contribuir para a integridade da intervenção e, assim, para resultados mais efetivos e generalizáveis. Este estudo buscou descrever indicadores de aceitabilidade e avaliação dos professores sobre impacto de um programa de formação, com promoção de habilidades sociais, habilidades sociais educativas e habilidades sociais na infância. Participaram 14 professoras. Os resultados mostraram avaliação positiva das professoras nos indicadores relacionados à aceitabilidade, bem como na percepção de impacto sobre seu próprio desempenho e de seus alunos. Os dados obtidos apontam para aspectos de aprimoramento do programa e sua potencialidade e flexibilidade para promover habilidades sociais educativas e infantis que pode ser disponibilizado para escolas de Educação Infantil, de modo a atender às demandas sociais e legais para a qualidade da primeira infância.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.