Programa de Formação para Desenvolvimento Socioemocional na Educação Infantil: Avaliação das Professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2022.69874

Palavras-chave:

habilidades sociais, formação de professores, pré-escolares

Resumo

A busca por estratégias de intervenção em habilidades sociais na Educação Infantil que sejam eficazes, viáveis, parcimoniosas e com aceitabilidade pelos educadores constitui um problema de pesquisa. Esforços nessa direção podem contribuir para a integridade da intervenção e, assim, para resultados mais efetivos e generalizáveis. Este estudo buscou descrever indicadores de aceitabilidade e avaliação dos professores sobre impacto de um programa de formação, com promoção de habilidades sociais, habilidades sociais educativas e habilidades sociais na infância. Participaram 14 professoras. Os resultados mostraram avaliação positiva das professoras nos indicadores relacionados à aceitabilidade, bem como na percepção de impacto sobre seu próprio desempenho e de seus alunos. Os dados obtidos apontam para aspectos de aprimoramento do programa e sua potencialidade e flexibilidade para promover habilidades sociais educativas e infantis que pode ser disponibilizado para escolas de Educação Infantil, de modo a atender às demandas sociais e legais para a qualidade da primeira infância.

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

Dias, T. P., & Del Prette, Z. A. P. (2022). Programa de Formação para Desenvolvimento Socioemocional na Educação Infantil: Avaliação das Professoras. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 22(3), 1223–1244. https://doi.org/10.12957/epp.2022.69874

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento