CARTOGRAFIAS: SEGUINDO OS RASTROS DOS ACTANTES NA CRIAÇÃO COLABORATIVA DE JOGOS DIGITAIS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.50565

Parole chiave:

Jogos digitais. TAR. Ciberespaço.

Abstract

Este trabalho busca apresentar os resultados de uma investigação que teve como objetivo cartografar as ações que estudantes de uma escola pública municipal de Florianópolis, Brasil, realizam no ciberespaço ao criarem jogos digitais colaborativamente. A pesquisa teve como pressuposto teórico-metodológico a Teoria Ator-Rede (TAR) que descreve as associações que os actantes realizam na rede. A investigação do tipo qualitativa, se caracterizou como estudo de caso e se efetivou por meio de observação participante e intervenções pedagógicas. Como resultados principais foi possível identificar diferentes tipos de usuários do ciberespaço, com habilidades e competências diferenciadas. Os actantes: pesquisadores, estudantes, computador, jogo digital, ambiente Kodu, se alternavam nos papeis de mediadores e de intermediários, no sentido proposto por Latour (2012), evidenciando que, quando humanos e não-humanos se relacionam, se transformam mutuamente.

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Pubblicato

2020-04-30

Come citare

OLIVEIRA, Isabela Santos da Silva; BORGES, Martha Kaschny. CARTOGRAFIAS: SEGUINDO OS RASTROS DOS ACTANTES NA CRIAÇÃO COLABORATIVA DE JOGOS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 187–197, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.50565. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/50565. Acesso em: 15 mag. 2024.