A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2019.40706Abstract
Abordamos a construção da Política Nacional de Educação Museal (PNEM, 2012-2017) a partir da análise do desenvolvimento das políticas públicas desse campo, no Brasil. Destacamos o aspecto participativo desse processo, liderado pelo Instituto Brasileiro de Museus, que contou com a atuação de educadores museais, professores, pesquisadores, estudantes e demais atores da sociedade civil e culminou no lançamento do Caderno da PNEM. Essa publicação apresenta-se como um marco na história da Educação Museal no Brasil, contendo textos que orientam e dão subsídios para o desenvolvimento de políticas, práticas e reflexões teóricas em torno da Educação Museal. A partir desse conteúdo apresentamos o Programa Educativo e Cultural, entendido como uma Política Educacional, documento sugerido pelos princípios da PNEM, como ferramenta de fortalecimento do campo, valorização de seus profissionais e desenvolvimento de boas práticas.
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