“Não sei se você entende, as coisas estão ai e a gente não consegue ver, não é não consegue ver, não consegue é entender”
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57267Palavras-chave:
Imagem, Interpretação, Propaganda, PinturaResumo
O presente texto tem como objetivo apresentar a problemática da padronização da produção e dos modos de ver as imagens na sociedade contemporânea. Como forma de demonstração dessa padronização será apresentado resultados da aplicação, em sala de aula, da “dinâmica da imagem contemporânea”, com imagens divididas entre propagandas e pinturas. Os resultados obtidos com a aplicação da dinâmica são significados padronizados em grande parte das imagens de propaganda e um grande número de significados nas imagens de pintura. Esses resultados permitiram exemplificar e problematizar as leituras (padronizadas ou não) das imagens e seu papel social. Os resultados comprovam que os modos de ver imagens de propagandas possuem, geralmente, seus significados previamente construídos, enquanto as pinturas, os significados são revelados no momento de ver as imagens.
Referências
ÁRIDO MOVIE, Lírio Ferreira, 2006.(filme)
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário Teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.
BOURDIEU, P. (2007). A Distinção – crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. Edusp, Porto Alegre, 2007.
DICIONÁRIO, Online de Português. Imagem. Disponível em https://www.dicio.com.br/imagem/. Acesso em 01 jun 2020.
SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R.(org). Trad. Regina Thompson. 2ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p.95-123.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).