PANÓPTICO DO OLHAR: “CECI EST” VISIVEL, “CECI EST” CONTROLÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.72148Palavras-chave:
Imagem. Representação. Vigilância.Resumo
A sociedade contemporânea transformou o valor do “ter” para o “aparecer”, principalmente mediadas pelas imagens, fazendo pensar, seguindo a perspectiva de Magritte no quadro “ceci n'est pa une pipe”, a imagem do cachimbo não é o cachimbo, se essas imagens compartilhadas realmente são a nossa representação ou é a forma como queremos ser representados? Contudo, com essa necessidade de estarmos sempre compartilhando, passamos a ser vigiados e controlados fazendo pensarmos em questões como quem observa? Quem é observado? O que é permitido observar e ser exposto? Questionamentos que nos problematiza a sobre a necessidade e o porquê dessa exposição imagética. Através do conceito de Panóptico de Focault (1987), do quadro de René Magritte, dos filmes como Laranja Mecânica, Show de Truman e de episódios da série Black Mirror (White Bear, 2013), o presente texto apresenta e problematizar a exibição de si e o que essa exposição leva a vigilância e controle.
Referências
REFERENCIAS
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Filmografia
Black Mirror - Arkangel. Direção: Jodie Foster. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. 2017. Série online. (50 minutos)
Black Mirror – Cala a boca e dança. Direção: James Watkins. Séries Inglaterra/Estados Unidos. 2016. Série online. (52 minutos)
Black Mirror - Urso Branco. Direção: Charlie Brooker. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. 2013. Série online. (50 minutos)
Laranja Mecânica. Direção: Stanley Kubrick. Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Warner Bros. / Hawk Films Ltd. / Polaris Production. 1971. (136 minutos)
O show de Truman. Direção Peter Weir. Estados Unidos. Paramount Pictures. 1998. (103 minutos)
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