ESTUDO FORMATIVO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIBERCULTURA

Auteurs-es

  • Irene Pena Bittencourt UERJ

DOI :

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.34175

Résumé

O objetivo deste texto é apresentar um estudo a respeito dos conceitos de letramento científico (SOARES, 2002), pois esta é uma palavra que possui diversos sentidos e significações. Faremos um recorte e daremos foco aos letramentos digitais, que sugerem que o praticante cultural tenha domínio das possibilidades que o digital possui, garantindo práticas letradas, onde ele atribua sentido ao que se lê e escreve na tela (BUZATO, 2003). E como esses letramentos construirão novas práticas educacionais, pois será um elemento caro para uma inovação que a Educação Brasileira precisa. Eles se darão no contexto da Cibercultura, que é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades (SANTOS, 2012, 2014). O texto analisará o que alguns autores entendem por letramento, e o que pesquisadores com seus praticantes culturais vêm produzindo. Essa análise se baseará no fazerpesquisa, na metodologia da Pesquisa Formação do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, coordenado pela professora Edméa Santos. O presente estudo é fruto do eixo2, no qual nosso objetivo é mapear e utilizar softwares para produção e interpretação de dados em contextos digitais. Este eixo pertence à Pesquisa Institucional, “Análise de dados em pesquisa-formação na cibercultura”, que pretende investigar teorias, práticas e dispositivos que potencializem a produção, análise e interpretação de dados produzidos em contextos de pesquisa-formação mediados por tecnologias digitais em rede. Temos como resultado as potencialidades dos novos letramentos digitais produzidos que vão se inserindo para contribuir para a educação brasileira que utilizará novas práticas educacionais, para formar mais praticantes que sejam letrados digitalmente. Além disso, a produção da resenha do livro New Literacies? New Agencies? a Brazilian perspective on mindsets, digital practices and tools for social action in and out of school organizado por Eduardo S. Junqueira.

Biographie de l'auteur-e

Irene Pena Bittencourt, UERJ

Graduanda em Licenciatura em Letras pela UERJ, Professora do curso Pré Vestibular Transformar e membro do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, Tutora de Língua Portuguesa na E.M. Maranhão. Email: irenebittenncourt@gmail.com

Références

AHEARN, L. M. (2001). Language and agency. Annual Review of Antropology. 30(1), 109-137.

ALCADIPANI, TURETA, disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1765/1765.pdf

ALVES, Nilda. Sobre o movimento das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP&A, 2008.

BAZERMAN, C. (2006a). Gênero, agência e escrita. São Paulo, Brasil: Cortez.

BAZERMAN, C. (2006b). Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo, Brasil: Cortez.

DE CERTEAU, M. (1984). The practice of everyday life. Berkeley, CA: University of California Press.

FOUCALT, M. (1978). The history of sexuality. New York, NY: Patheon.

FREIRE, P. (1987). Pedagogia do oprimido. (28nd ed.). Rio de Janeiro, Brasil: Paz e Terra.

GOMES, Luiz Fernando. If You Can’t Play, Don’t Come Down to the Playground!. 2013.

JUNQUEIRA, Eduardo S. Peer-based Work and Agency in the School Computer Lab: Learning New Literacies as a Collective Practice.

LANKSHEAR, C., & Knobel, M. (2003). New literacies: Changing knowledge and clasromm practice. Buckingham, England: Open University Press.

LATOUR, B. (1996). On interobjectivity. Mind, Culture, and Activity, 3 (4), 228-245.

LEFFA, Vilson J. Distributed Agency in Avatar-based Learning. 2013.

MANDELERT, Diana. Reprovação em Escolas de Prestígio, disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1765/1765.pdf. 2010.

MONTE MÓR, Walkyria. The Development of Agency in a New Literacies. 2003.

RIBEIRO, Ana Elisa., COSCARELLI, Carla Viana. Agency, Collaborative Writting, and ICTs: A Brief Analysis of Three Cases of Textual Production Using Google Docs.

RIBEIRO, Mayra. A sala de aula no contexto da Cibercultura: Formação docente e discente em Atos de Currículo. 2015

SANTOS, E.; ROSSINI, Tatiana. Interactivity, Agency and Mediation in 3D Virtual Worlds. 2013.

SANTOS, Rosemary. Formação de Formadores e Educação Superior na Cibercultura: Itinerâncias de Grupos de Pesquisa no Facebook. 2015.

SEWELL, W. H. (1992). A theory os structure: Duality, agency and transformation. American Journal of Sociology, 98(1), 1-29.

Téléchargements

Publié-e

2018-06-30

Comment citer

BITTENCOURT, Irene Pena. ESTUDO FORMATIVO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO E CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 197–211, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.34175. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/34175. Acesso em: 14 mai. 2024.