AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, DURANTE OS GOVERNOS PT, MICHEL TEMER E BOLSONARO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70960

Palabras clave:

Educação Escolar Indígena. Governo do PT. Escolas indígenas.

Resumen

Esse trabalho como como objetivo trazer, através de resenha, uma discussão sobre o livro de Gersem Baniwa, Educação Escolar Indígena no Século XXI: encantos e desencantos. No decorrer do texto, serão abordadas informações sobre o autor, sobre o livro; informações sobre a introdução, sobre cada capítulo. O autor não faz a conclusão do livro, mas deixa bem claro que durante a gestão do PT, houve encantos e desencantos. Porém, durante a gestão dos governos Michel Temer e Bolsonaro, a situação foi muito pior, comparando-se aos governos Petistas. Por fim, o autor dessa resenha, faz as suas considerações sobre o texto e a sua indicação.

Biografía del autor/a

Maicon Rodrigues dos Santos, Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (2015). Especialista em Educação Escolar Indígena pela Faculdade Alfamérica (2018). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela UFSB/CPF (2021). Atualmente, é professor indígena do Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, atuando como diretor escolar. Também atuou como orientador no programa Saberes Indígenas na Escola (2021) e, também, foi um dos representantes do povo Pataxó no Fórum de Educação Indígena da Bahia - Forumeiba (2017-2021). Recentemente, foi homenageado com a Comenda de Honra dos 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia (2022).

Citas

BANIWA, Gersem. Educação Escolar Indígena no Século XXI: encantos e desencantos. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019.

MAGALHÃES, J. C. B. “O QUE QUEREMOS É UMA ESCOLA COM O CHEIRO DO NATIVO”: Os modos de apropriação da escola pelos Tupinambá Olivença. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de Brasília. Brasília, p. 110. 2019.

SILVA, J. A. C. D. Políticas de educação escolar indígena no Acre. Educar em Revista, Curitiba, 35, n. 77, set./out. 2019. 321-338.

SIMAS, H. P., & NASCIMENTO, C. R. Um olhar sobre a educação escolar indígena no século XXI. Educação & Linguagem. São Paulo, v. 24, n. 1, p. 183-187, jan. -jun. de 2021. Acesso em 11 de Junho de 2022, disponível em https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/10892/7797

Publicado

2023-08-04

Cómo citar

SANTOS, Maicon Rodrigues dos. AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, DURANTE OS GOVERNOS PT, MICHEL TEMER E BOLSONARO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 250–256, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.70960. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/70960. Acesso em: 20 may. 2024.