DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67218

Palabras clave:

Fake News, Ensino Crítico, Revisão Sistemática

Resumen

O presente artigo tem como tema a discussão sobre Fake News e ensino crítico. Apontamos como objetivo do artigo analisar a produção acadêmica contemporânea sobre educação crítica em tempos de Fake News. Nesse sentido, iremos: a) Mapear a produção acadêmica em periódicos qualificados da CAPES acerca da educação crítica relacionada ao enfrentamento da Fake News; 2) Refletir sobre o processo educativo em tempos de Fake News e; 3) Levantar possibilidades para os docentes atuarem em sua prática pedagógica, utilizando as tecnologias digitais no enfrentamento das Fake News. Nos apropriamos do referencial teórico que possibilitou analisar e compreender os impactos das Fake News e o papel da escola a partir dos estudos de Silva (2021), Cardoso (2021), Filho (2018) e Brasil (2018). Optamos por uma metodologia do tipo revisão sistemática e a coleta de dados ocorreu através de levantamento de artigos indexados no Google Scholar, tendo como critérios de inclusão textos acadêmicos publicados entre 2017 a 2021, apenas em língua portuguesa, utilizando como palavra chave “Fake News” e “Ensino crítico”. Identificamos 76 produções acadêmicas, sendo que após os critérios de inclusão e exclusão restaram um total de 9 artigos. Nossos principais resultados apontam: os artigos analisados situam-se entre os anos de 2017 a 2021 e expressam uma heterogeneidade; a discussão sobre as Fake News na sociedade e o impacto no ambiente escolar é um dos principais problemas da era tecnológica e da informação, levando-nos a adoção de abordagens que problematizem o uso das tecnologias e das mídias dentro do processo educativo.

Biografía del autor/a

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós - Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da UNEB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

Paulo Antônio dos Santos Junior, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Klaus Araújo Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

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Publicado

2023-03-14

Cómo citar

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; JUNIOR, Paulo Antônio dos Santos; SANTOS, Klaus Araújo. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 124–140, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.67218. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67218. Acesso em: 18 may. 2024.