AS PERCEPÇÕES DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFRJ DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66300Palabras clave:
Formação Docente, Programa Residência Pedagógica, Ensino Remoto EmergencialResumen
O Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), objetiva entre outras coisas, incentivar os licenciandos a exercitarem de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente. O programa encontra-se no seu segundo edital, sendo esse com as atividades ocorrendo exclusivamente no formato remoto emergencial devido a pandemia da COVID-19, logo, se torna de extrema importância compreender como os residentes, bolsistas e voluntários, avaliam diversos aspectos relacionados a sua participação no programa durante esse momento excepcional. A presente pesquisa foi estruturada segundo a abordagem qualitativa, onde se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos elementos da pesquisa exploratória sendo realizada por questionário aberto e buscamos registrar a percepção dos residentes do PRP. Foram coletadas ao todo 9 respostas, sendo 6 delas do campus Duque de Caxias e 3 do campus Nilópolis. Cinco dos residentes atuavam no Colégio Estadual Nuta Bartlet James e quatro no CIEP 170. Os dados levaram à conclusão de que o PRP tem grande importância para a prática docente, proporcionando aprendizado com experiências singulares
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