PODCASTS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O TEMA SAÚDE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autori

  • Caio Roberto Siqueira Lamego Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM-FAETEC). https://orcid.org/0000-0002-5184-1518
  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade e Ensino em Educação Básica da UERJ. https://orcid.org/0000-0003-4522-1109
  • Paulo Roberto Vasconcellos da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos / LITEB, Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. https://orcid.org/0000-0003-4646-3580

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73834

Parole chiave:

TDIC, concepção de saúde, Curso Normal.

Abstract

O objetivo do estudo foi analisar  conteúdos em podcasts disponibilizados durante o Ensino Remoto Emergencial para uso na disciplina escolar Biologia no Curso Normal no Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise de conteúdo de podcasts. Inicialmente foram ouvidos 40 podcasts e selecionados para a análise somente aqueles relacionados a temas sobre saúde para o Curso Normal. Foram elaboradas Nuvens de Palavras para direcionar a eleição das temáticas mais centrais à estruturação de categorias sobre as concepções de saúde. Conteúdos sobre saúde foram identificados somente em 4 podcasts de aulas do 1º ano do Ensino Médio: Alimentação: cuidado com o sistema digestório, Dengue, Tuberculose e Diabetes e sua relação com a pandemia do Coronavírus. A concepção biomédica foi a predominante, com centralidade da dicotomia saúde e doença. Além desta, a concepção higienista foi identificada em um podcast.

Biografia autore

Caio Roberto Siqueira Lamego, Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM-FAETEC).

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP). Doutorando em  Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde - IOC/Fiocruz. Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente das disciplinas de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e das disciplinas de Biologia no Colégio de Aplicação e Teorias do Currículo e Pedagogia Institucional do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Aldo Muylaert (ISEPAM/FAETEC). Atuou como Professor Supervisor do Subprojeto Interdisciplinar PIBID/CAPES/UERJ e do Subprojeto Biologia PIBID/CAPES/UERJ. Atualmente é professor preceptor de Residência Pedagógica do Subprojeto Biologia CAPES/UERJ. Desenvolve pesquisas com ênfase no ensino de Ciências e Biologia, formação docente, educação socioambiental, práticas interdisciplinares, multiculturalismo, práticas interculturais na educação básica e Educação em Saúde.

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Pubblicato

2024-01-12

Come citare

LAMEGO, Caio Roberto Siqueira; DOS SANTOS, Maria Cristina Ferreira; DA SILVA, Paulo Roberto Vasconcellos. PODCASTS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O TEMA SAÚDE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 116–133, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.73834. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73834. Acesso em: 3 lug. 2025.