PODCASTS NO ENSINO DE BIOLOGIA: O TEMA SAÚDE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73834Parole chiave:
TDIC, concepção de saúde, Curso Normal.Abstract
O objetivo do estudo foi analisar conteúdos em podcasts disponibilizados durante o Ensino Remoto Emergencial para uso na disciplina escolar Biologia no Curso Normal no Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. A pesquisa teve natureza qualitativa e foi realizada a análise de conteúdo de podcasts. Inicialmente foram ouvidos 40 podcasts e selecionados para a análise somente aqueles relacionados a temas sobre saúde para o Curso Normal. Foram elaboradas Nuvens de Palavras para direcionar a eleição das temáticas mais centrais à estruturação de categorias sobre as concepções de saúde. Conteúdos sobre saúde foram identificados somente em 4 podcasts de aulas do 1º ano do Ensino Médio: Alimentação: cuidado com o sistema digestório, Dengue, Tuberculose e Diabetes e sua relação com a pandemia do Coronavírus. A concepção biomédica foi a predominante, com centralidade da dicotomia saúde e doença. Além desta, a concepção higienista foi identificada em um podcast.Riferimenti bibliografici
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