EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTES VIRTUAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA: A DINÂMICA DO CIBERESPAÇO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66070

Palabras clave:

Informação e Comunicação, Meio Ambiente, Realidade virtual, Tecnologias Digitais.

Resumen

Busco discutir a relação entre Educação Ambiental e os Ambientes Virtuais, ancorado em fundamentos da Educação Crítica, da Educação Ambiental e das Tecnologias Digitais. Investiguei a Educação Ambiental em três diferentes Ambientes Virtuais: (I) Jornais; (II) Revista científica; (III) Rede social. Os resultados indicam maior expressividade da Educação Ambiental em Revistas Científicas e na Rede Social, em comparação aos Jornais. Destaco a importância de uma apreensão crítica das Tecnologias Digitais, assim como da Educação Ambiental no Ambiente Virtual. E concluo pela existência de uma relação entre Educação Ambiental e os Ambientes Virtuais, no contexto da cibercultura.

Biografía del autor/a

Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais/Professor do Ensino Superior

Doutorando em Educação. Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores. Licenciado em Química. Professor de Ciências da Natureza no Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Citas

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 8 ed., 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. (Edição organizada por Ana Maria de Araújo Freire.)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, SP: Editora Paz e Terra, 25 ed., 2002.

MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, I. A. (Orgs.). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, p. 133-173, 2000.

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, I. A. (Orgs.). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, p. 11-65, 2000.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Ilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2000.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. Editora: Cortez, 2010.

REIGOTA, Marcos. Educação ambiental: a emergência de um campo científico. Perspectiva, v. 30, n. 2, p. 499-520, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2012v30n2p499>.

TRISTÃO, Martha. Uma abordagem filosófica da pesquisa em educação ambiental. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 55, p. 847-860, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4JrzD84h6GSWzmf7VLVbchP/?format=pdf&lang=pt>.

VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ROCHA, Heloísa Vieira da; D’ABREU, João Vilhete; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; MARTINS, Maria Cecília; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, v. 6, 1999. Disponível em: <http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/computador-sociedade-conhecimento.pdf>.

Publicado

2023-12-13

Cómo citar

FREITAS, Rafael Almeida de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTES VIRTUAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA: A DINÂMICA DO CIBERESPAÇO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 117–131, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.66070. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66070. Acesso em: 16 may. 2024.