Práxis docente e currículo em ação: ensino, pesquisa e extensão narrados em três atos
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56292Palabras clave:
Práxis docente. Currículo em ação. Ser docente. Aprender e (des)aprenderResumen
O presente estudo aborda as conexões entre práxis docente e currículo em ação no espaço da universidade. Desse modo, analisaremos as manifestações do ensino, da pesquisa e da extensão na práxis docente como dispositivos que interagem para a constituição do currículo em ação. Metodologicamente, adotamos o dispositivo da perspectiva freireana, fundado na ação/reflexão/ação para teorizarmos sobre o construto da nossa própria práxis, desenvolvida no chão da universidade, como ser docente. Percebemos, sem desconsiderar as dificuldades existentes e impostas pelo real, que caminhos criativos e inovadores são possíveis de construir, outros de serem potencializados no contexto das universidades, quando cultivamos as diversas conexões entre ensino pesquisa e extensão.
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