Tessituras das políticas educativas para integração das TIC na escola: um estudo comparado entre Brasil e Espanha

Autores/as

  • José Gomes da Silva Universidade Tiradentes
  • Cristiane Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2017.30460

Palabras clave:

Políticas transnacionais, globalização, educação, TIC, estudo comparado

Resumen

O objetivo desse artigo é apresentar os resultado de um estudo comparado entre as políticas educativas para integração das TIC na escola, no Brasil e na Espanha, analisando possíveis convergências e divergências, com foco nas influências da globalização no contexto internacional e nacional dessas políticas. A abordagem da investigação é predominantemente qualitativa e quanto ao procedimento é de natureza documental, por meio do método do estudo comparado. Como técnica de coleta de dados utilizamos a análise documental. Nesse sentido, recorremos a fontes tais como: leis, resoluções, decretos, normas, pareceres, informes oficiais e relatórios técnicos. Tratando sobre as políticas transnacionais para integração das TIC, identificamos a influência da globalização na formulação dessas políticas no Brasil e na Espanha, apresentando alguns pontos de convergência, evidenciando que a globalização tem gerado processos de reformas nos sistemas educativos no Brasil e principalmente na Espanha. Esses processos têm apontado para a criação de modelos educativos largamente estandardizados através de políticas educativas de natureza transnacional.

Biografía del autor/a

José Gomes da Silva, Universidade Tiradentes

Pedagogo. Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha.  Professor pesquisador – UNIT / PNPD. Membro do grupo de Estudo, Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES).

Cristiane Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação – PPPG – Universidade Tiradentes – Unit, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Curso de Comunicação Social e editora científica desta Instituição. Desde setembro de 2016 está fazendo estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq).

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestrado em Educação pela UFS e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro em Portugal. Atualmente, é professor PPGII-II do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – PPED/UNIT.

Publicado

2017-11-04

Cómo citar

SILVA, José Gomes da; PORTO, Cristiane Magalhães; LINHARES, Ronaldo Nunes. Tessituras das políticas educativas para integração das TIC na escola: um estudo comparado entre Brasil e Espanha. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 98–114, 2017. DOI: 10.12957/redoc.2017.30460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30460. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Artigo Fluxo Contínuo